Inflação acumulada tem nível mais alto em quase dez anos, segundo IBGE
Com o aumento das alíquotas do PIS/Cofins, a alta nos combustíveis puxou a inflação tanto da gasolina quanto dos transportes, em fevereiro. Números são do IBGE.

Na última sexta-feira, 6, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou os números oficiais da inflação do mês de fevereiro. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou o nível de %1,22%, uma redução de 0,02% em relação ao primeiro mês do ano. Mesmo assim, é a maior taxa para fevereiro desde 2003, quando ficou em 1,57%.

O que mais preocupa os analistas, porém, é o acumulado dos últimos 12 meses, que registrou 7,7%. É o índice mais elevado desde maio de 2005, quando atingiu os 8,05%. O que mais puxou o preço foi o aumento da gasolina relacionado aos impostos (PIS/Cofins) que entraram em vigor no início do mês.

Sozinhos, os combustíveis foram responsáveis por mais de um quarto (25,41%) da alta geral do IPCA no mês. Em média, a gasolina subiu 8,42% segundo o IBGE. O efeito dominó atingiu principalmente os gastos com transportes, que ficaram 2,2% mais caros em fevereiro.

A estimativa de mercado para o índice também subiu para 7,24% e, aos poucos, vão se consolidando as previsões de que, neste ano, a inflação estoure o teto da meta, que é de 6,5%.

Com informações do portal G1 e da Agência Brasil.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor