Inflação acumulada em 12 meses fica praticamente no centro da meta do governo
A inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulada nos últimos 12 meses ficou em 4,49% em agosto deste ano. Esta é a primeira vez, em 2010, em que a inflação fica abaixo do centro da meta do governo (4,5%) para este ano.
O dado foi divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação acumulada em 12 meses é a menor desde dezembro de 2009, quando a taxa foi de 4,31%. Em julho, a inflação acumulada havia sido de 4,6%.
De acordo com o IBGE, a queda acumulada de 1,89% no preço dos alimentos nos últimos três meses foi um dos principais motivos para a redução da inflação acumulada nos 12 meses.
O IPCA do mês de agosto, de 0,04%, é o menor registrado em meses de agosto desde 1998, quando houve deflação de 0,51%. Em agosto do ano passado, a inflação havia sido de 0,15%.
De acordo com o IBGE, a inflação de setembro já contará com as altas nas tarifas de energia elétrica em Brasília (6%) e Belém (12%) e nas de água e esgoto em São Paulo (4%).
Vitor Abdala / Agência Brasil
Edição: Juliana Andrade
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.