Inflação acelera e índice mensal é o maior em mais de 11 anos
A não ser que haja desaceleração nos próximos meses, teto da meta inflacionária, de 6,5% pode ser ultrapassado em 2015. Índice de janeiro é o maior desde fevereiro de 2003.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 6, os resultados oficiais de janeiro do Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA). Atingindo o maior nível desde fevereiro de 2003, a variação do percentual da inflação chegou a 1,24%.

A taxa de dezembro foi de 0,78%, enquanto em janeiro do ano passado foi de 0,55%: menos da metade do nível registrado no primeiro mês deste ano. Com esses resultados, o acumulado da inflação dos últimos 12 meses atingiu os 7,14%, nível mais elevado desde setembro de 2011. O acumulado completo do ano passado foi de 6,41%, próximo ao teto da meta, de 6,5% ao ano.

Caso o comportamento do IPCA continue seguindo esse caminho e não diminua o nível, é possível que o teto da meta seja extrapolado em 2015.

Segundo a pesquisa do IBGE, os principais culpados pela elevação do índice foram os grupos de Alimentação e Bebidas, Habitação e Transporte, responsáveis por 85% da alta dos preços registradas em janeiro. O grupo que mais desacelerou no período foi o de serviços, de 1,20% para 0,87%.

Com informações da Agência Brasil e do Estado de São Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor