Índice de inadimplência do primeiro trimestre sobe quase 16%
O percentual de endividamentos dos consumidores cresceu 0,2% de fevereiro para março, mas se compararmos com o mesmo mês do ano passado, a alta chegou a 13,4%.

O percentual de consumidores que não pagaram suas dívidas cresceu no primeiro trimestre deste ano. O índice de inadimplência dos três primeiros meses de 2015, se comparado ao mesmo período de 2014, teve alta de 15,8%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 15, pelo Serasa Experian. Só em março, o índice subiu 0,2% ante a fevereiro e, em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 13,4%.

Mesmo que o consumidor tenha demonstrado um comportamento mais cauteloso em assumir novas dívidas, a economia desacelerada contribuiu para o aumento do indicador. De acordo com os economistas da instituição, a alta nos juros, na inflação e no índice de desemprego determinaram a elevação dos níveis de inadimplência.

Os cheques sem fundo e os títulos protestados foram os maiores responsáveis pelo número de endividados, tendo um aumento de 25,1% e 25%, respectivamente.

No outro extremo, as chamadas dívidas não bancárias, que incluem juros de cartão de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços, tiveram queda de 2,3%. Já a inadimplência dos bancos registrou queda de 1,5%.

Com informações do Valor Econômico e do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda