Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios mantém alta
Elaborado pelo Insper e Santander, IC-PMN subiu para 75,4 pontos, apontando otimismo para o terceiro trimestre
O Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN) para o terceiro trimestre de 2010 alcançou 75,4 pontos, em uma escala de 0 a 100, mantendo o patamar registrado na pesquisa anterior (74,9). Elaborado a cada três meses pelo Insper em parceria com o banco Santander, o indicador tem o objetivo de aprofundar o conhecimento das expectativas do segmento de pequenas e médias. Na segmentação por setor da economia, serviços e comércio registraram 75,7 e 75,5 pontos, respectivamente, enquanto a indústria alcançou 74,3.
“Este segmento vai se beneficiar do crescimento econômico em curso. Esperamos aumento da demanda por crédito em função da recuperação e crescimento do faturamento dos pequenos e médios empresários”, diz Ede Viani, diretor de Pequenas e Médias Empresas do Santander.
Ainda de acordo com o levantamento, os empresários mostraram mais confiança no crescimento de seu faturamento (79,4 pontos), de seu ramo de atividade (78,0 pontos) e dos lucros (77,0 pontos). Mais uma vez, o índice que mostra previsão de novas contratações obteve a menor pontuação, com 70,5. O índice que aponta a confiança na economia foi o único que registrou redução, com queda de 2 pontos para 75,6. No levantamento anterior, realizado para o segundo trimestre, este índice havia registrado a maior variação positiva, com alta de 7,5 pontos.
“Assim como outros indicadores de atividade econômica, o IC-PMN aponta para uma estabilização da confiança do pequeno e médio empresário, após a euforia observada anteriormente, principalmente quando isolamos o indicador sobre a economia brasileira”, afirma o professor do Insper Danny Claro, coordenador do projeto.
O levantamento do IC-PMN foi feito a partir das respostas de 1.200 empresários das cinco regiões do País e de três ramos de atividade (comércio, serviços e indústria). Fazem parte da amostra empresas que faturam até R$ 30 milhões/ano.
Reforma tributária é prioridade – Os empresários de pequenos e médios negócios apontaram a reforma tributária como o item de maior urgência na agenda do próximo governo, de acordo com pesquisa realizada pelo Insper e banco Santander. O levantamento que apura IC-PMN perguntou aos empresários brasileiros qual deveria ser a prioridade do próximo governo para melhorar seu ambiente de negócios.
De acordo com a pesquisa, 56% dos empresários deste setor responderam que a prioridade deve ser a reforma tributária. Em segundo lugar, está a redução da taxa básica de juros, com 19%, e em terceiro, a qualificação da mão de obra, com 15%. O investimento do governo na redução dos processos burocráticos nas empresas é prioridade para apenas 5% dos entrevistados, assim como a redução dos encargos trabalhistas, que é prioritária para outros 5%.
“Pela importância conferida à questão tributária, percebemos que a elevada carga de impostos reduz o potencial de crescimento das pequenas e médias empresas no Brasil”, afirma o professor do Insper Danny Claro, coordenador do projeto.
Sobre o Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper
O Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper é um núcleo voltado à geração e à difusão de conhecimento em estratégia de negócios, por meio de ampla interação entre o ambiente empresarial e o ambiente acadêmico de pesquisa. Trata-se de um trabalho conjunto entre o Centro e empresas que buscam, no Insper, uma parceria que ofereça suporte estratégico para a tomada de decisão.
Sobre o Insper
O Insper Instituto de Ensino e Pesquisa é uma instituição de ensino sem fins lucrativos que tem o compromisso de ser um centro de referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de Negócios e Economia, aliando rigor acadêmico a uma abordagem pragmática.
Sobre o Grupo Santander Brasil*
O Grupo Santander Brasil, que reúne os Bancos Santander e Real, em março de 2010 registrou ativos totais de R$ 316 bilhões, R$ 240 bilhões de captações totais – R$ 134 bilhões em captações de clientes e R$ 107 bilhões em fundos de investimentos, em torno de 23 milhões de clientes e mais de 10 milhões de correntistas ativos. A rede de atendimento é composta de 3.587 pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.
Sobre o Grupo Santander no mundo
Com mais de 150 anos de atuação, o Grupo Santander, sediado em Madri, na Espanha, está entre as maiores instituições financeiras do mundo por capitalização em bolsa. Originário da cidade de Santander, na província de Cantábria, atua em muitos países e possui grande diversificação geográfica. Em março de 2010, mantinha 13.682 agências, em torno de 170 mil funcionários, cerca de 90 milhões de clientes, mais de 3 milhões de acionistas e volume de recursos administrados de 1.731 bilhões de dólares. O lucro líquido no primeiro trimestre de 2010 alcançou 3,1 bilhões de dólares.
*Números em IFRS
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