Inadimplência sobe 3,12% em janeiro, menor elevação desde 2010
Setor com maior endividamento foi o de comunicação, que engloba internet e TV por assinatura. Pesquisa do SPC aponta para a menor alta da inadimplência de janeiro desde 2010.

O nível de inadimplência dos consumidores subiu 3,12% em janeiro, segundo estudo divulgado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Mesmo com alta, elevação é a menor desde 2010 para o primeiro mês do ano.

O número de brasileiros com dívidas em atraso foi de 54,6 milhões, de acordo com os lojistas. Os setores que mais apresentaram alta foram os de luz e energia elétrica (8,35%) e o de comunicação, que engloba TV a cabo e internet (9,84%). A inadimplência no comércio apresentou a terceira queda anual, com baixa de 0,54%.

A pesquisa também mostra queda nas vendas a prazo, que estão desacelerando desde o início do ano passado. Segundo os lojistas, a diminuição da capacidade de comprometimento e a falta de confiança do brasileiro são as principais responsáveis. O SPC também afirma que a baixa dos endividamentos encontra explicação em um contexto de fraca atividade econômica e uma freada na tomada de empréstimos.

O levantamento também revelou que a maior parte da inadimplência é referente às dívidas antigas. Do total averiguado, 30,22% são ligados a atrasos de três a cinco anos e 40,78% a atrasos de um a três anos. Marcela Kawauti, economista chefe do SPC Brasil explica que isso ocorre porque o consumidor passa a acreditar que não conseguirá mais quitar a dívida.

Com informações da Agência Brasil e do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor