O que mais contribuiu para a alta da inadimplência foram as dívidas não bancárias, como o cartão de crédito.

A inadimplência do consumidor fechou o primeiro semestre deste ano com avanço de 5,6% na comparação com o mesmo período de 2012. Apesar da alta, o resultado é o menor para o período desde 2011, quando a inadimplência do consumidor cresceu 21,6%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 17, pela Serasa Experian.

Em junho, o índice caiu 4% em relação a maio e 3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os títulos protestados tiveram recuo de 1,4% no semestre e os cheques sem fundos apresentaram queda de 9,4%.

Embora em alguns setores os resultados sejam de recuo, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas, telefonia, energia elétrica, água e esgoto) tiveram variação positiva de 12,6% e foram as que mais contribuíram para a alta no indicador do primeiro semestre. A inadimplência com os bancos cresceu 1,3%.

No entanto, a avaliação dos economistas da Serasa Experian é de que o consumidor está mais cauteloso. “A inflação reduziu o poder aquisitivo e o ciclo de elevação dos juros tem penalizado aqueles que utilizam intensamente o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito. Diante deste cenário, o consumidor evita novas compras a prazo e prioriza o pagamento e a renegociação das dívidas”, diz a nota da instituição.

Com informações do portal G1.

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