Inadimplência cresce depois de cinco meses de recuo. Mas em 2012 os índices estiveram mais altos que no ano passado.

A inadimplência do consumidor brasileiro cresceu em outubro e registrou alta de 5% com relação ao mês anterior. É a primeira alta no índice medido pela Serasa Experian em cinco meses. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a inadimplência aumentou 15,3%.

De acordo com a Serasa, o principal motivo que levou ao endividamento e à falta de pagamento foi as compras do Dia das Crianças e à base de comparação, porque setembro teve menos dias úteis que outubro.

No início do ano o índice de inadimplência foi mais alto por conta das dívidas dos consumidores acumuladas nos últimos dois anos, principalmente no setor de veículos, o que levou os bancos e financiadoras a adotarem medidas mais rígidas para a concessão de crédito.

Ao evitar novas dívidas para quitar as que foram contraídas anteriormente, os índices de inadimplência recuaram de junho para cá. Apesar disso, com regras mais rígidas para conceder crédito e a baixa no consumo, o crescimento da economia no primeiro semestre deste ano ficou comprometido, segundo apontamentos da Serasa.

Apesar das quedas nos últimos quatro meses, os níveis de calotes em 2012 estão maiores se comparados com o mesmo período do ano passado.

Com informações da Folha de S. Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor