A inadimplência do varejo voltou a subir em 2012 pelo terceiro ano seguido. O avanço foi de 1,9% ante 2011.

A taxa de inadimplência do comércio varejista voltou a subir em 2012 pelo terceiro ano consecutivo. O avanço foi de 1,9% em relação a 2011. Apesar disso, a alta foi menor que nos anos anteriores, quando a taxa subiu 2,85% e 5,34% em 2010 e 2011, respectivamente. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Os números não incluem as vendas com cartão de crédito, responsáveis por 20% do volume total de operações, segundo estimativas das entidades.

As facilidades para comprar a prazo e a pressão do governo para que os bancos reduzissem os juros foram fatores apontados como responsáveis para que os brasileiros se sentissem motivados a irem às compras. “Porém, vários consumidores não estão habituados a planejarem seus orçamentos e suas compras, e acabam por consumir por impulso, o que pode levá-los a assumirem débitos além de sua capacidade de pagamento”, avaliaram as entidades.

No caso do cancelamento de registros de inadimplência, houve um crescimento de 0,43% em 2012, na comparação com o ano anterior, segundo a CNDL e o SPC.

Para Ana Paula Bastos, economista do SPC Brasil, a alta na inadimplência registrada em 2012 não chega a ser preocupante. “O nível do desemprego está menor e os ganhos salariais têm crescido acima da inflação, o que possibilita ao consumidor ter maior controle sobre o orçamento e uma maior capacidade de quitar débitos”, justificou. Este cenário cria um clima de otimismo para 2013, com a manutenção dos índices de empregabilidade e a perspectiva de um resultado melhor do Produto Interno Bruto (PIB).

Além disso, de acordo com as entidades, a entrada em vigor do Cadastro Positivo de débitos deve ampliar o crédito para bons pagadores e garantir a tranquilidade dos comerciantes.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda