Em agosto, a inadimplência no comércio varejista subiu 5,14%. Na comparação com o mesmo mês de 2010, também houve elevação: de 6,37%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 5, pela Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL). Na comparação anual, foi a sétima elevação seguida.

Segundo os dados da CNDL, obtidos por meio das consultas realizadas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), pode-se atribuir o resultado ao comprometimento de parte do orçamento das famílias. De acordo com as entidades, muitas ainda têm parcelas de presentes para o Dia das Mães e dos Namorados a serem pagas.

“Algumas famílias excedem nos gastos e acabam tendo dificuldades de honrarem seus compromissos”, pontuou a CNDL.

A confederação também citou o fenômeno das férias como um item a mais de comprometimento da renda da família. “Há gastos realizados na euforia do mês de julho e que não foram planejados, não cabendo assim no orçamento das famílias.”

Na avaliação do ano, o ciclo de aperto monetário verificado ao longo do primeiro semestre também exerceu pressão negativa no custo de crédito. Além disso, a falta de critérios para o uso de financiamento acaba elevando os índices de inadimplência.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor