Importância da embalagem para os negócios é discutida no Seni
Você já parou para pensar em que elementos foram determinantes na sua decisão em optar por comprar umproduto e não outro?A embalagem é um elemento decisivo para estratégia de venda e tem um impacto no desempenho das empresas. É essa a temática abordada pelo professor Fábio Mestriner, na palestra “Design de embalagem e estratégia internacional”, que acontece no Seni.
Durante a discussão, Fábio apresentou a evolução das embalagens, abordando as questões históricas e culturais que são representadas por meio da apresentação do produto. Foram trazidos exemplos de como uma boa estratégia da empresa alinhada à atuação de um designer de embalagens podem ser determinantes para o sucesso dos negócios.
A representatividade mundial das embalagens também foi traçada. O Brasil está entre os países que mais lançam embalagens no mundo. De acordo com Fábio há diretrizes que devem ser seguidas para que o Brasil exporte embalagens para outros países: é preciso estudar as características dos mercados em que se pretende atuar e focar o trabalho diante da categoria em que o produto está concorrendo. “Se queremos lançar uma embalagem de margarina, precisamos pensar nas concorrentes da nossa margarina e não em produtos que não vão concorrer com o nosso no mercado”, explica.
Segundo ele, o consumidor não separa a embalagem do conteúdo, por isso é importante a valorização desse tipo de característica pelas empresas. Assim, o consumidor irá associar a qualidade do produto à sua apresentação. “A embalagem melhora a competitividade e agrega valor ao produto, além de fazer com que a empresa tenha orgulho de sua marca.Uma boa embalagem pode mudar a vida de uma empresa” acrescenta.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.