Humanidade entrará em colapso nos próximos anos, aponta Nasa
Um estudo encomendado pela Nasa, a agência espacial norte-americana, e publicada no jornal britânico Independent, mostra que o mundo sofrerá um colapso nas próximas décadas. A conclusão não muda mesmo que sejam consideradas estimativas otimistas. As principais causas do desastre seriam a instabilidade econômica e o esgotamento dos recursos naturais.
Para chegar a este resultado, foram usados modelos matemáticos e exemplos de crises em antigas civilizações, como em Roma, Gupta (Índia) e Han (China). Com o elevado padrão de consumo da humanidade, a civilização baseada em cidades e mantida pela industrialização, a catástrofe é inevitável, afirma a Nasa.
De acordo com o matemático Safa Motesharri, membro da equipe responsável pelo estudo, a divisão da sociedade entre elite e massas e a escassez de recursos naturais levarão a um desarranjo social. O crescimento populacional e as mudanças climáticas irão interferir nesse processo. “Assim aconteceu em todos os impérios da Antiguidade”, explica Motesharri.
De acordo com ele, para reverter esse quadro, a atitude tem que partir daqueles que estão entre os mais ricos do mundo. Estes precisam restaurar o equilíbrio econômico e garantir o correto uso dos recursos naturais, criando situações que revertam o padrão de consumo da sociedade. Essa é a única maneira de salvar a humanidade, diz o estudo.
Com informações do portal Yahoo Notícias.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.