No próximo domingo, 18, à 0h, começa o horário de verão. Os moradores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal devem adiantar seus relógios em uma hora. A medida valerá até o dia 21 de fevereiro de 2016.

A estimativa do Ministério de Ministério de Minas e Energia é de ganho de até R$ 7 bilhões com o horário de verão, que representa o valor do custo evitado em investimentos no sistema elétrico para atender a uma demanda adicional prevista, de aproximadamente 2.610 MW.

Nos últimos dez anos,  a medida possibilitou uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de  0,5%, o que equivale, em todo o período do Horário de Verão,  aproximadamente ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrada a maior demanda por energia.

Aviação

Durante o período do horário de verão, as chegadas e partidas dos voos que saem das regiões Norte e Nordeste serão antecipados em uma hora. Por exemplo, um voo que hoje sai de Salvador para São Paulo às 16h, passa a decolar às 15h durante a vigência do horário de verão.

Demais sistemas de transporte

A recomendação é de que os passageiros que tiverem dúvidas em relação aos horários consultem as empresas. Em São Paulo, por exemplo, trens, ônibus e metrô circularão até as 2h de domingo. Nos outros dias, o horário volta ao normal.

Bancos e outros serviços

Os estados do Norte e Nordeste não adotarão o horário de verão, mas, em alguns estados, o horário de alguns serviços seguirão o de Brasília. Em caso de dúvida, busque informações com os operadores dos serviços.

Fuso horário no Brasil

Com a mudança de horário, os fusos do Brasil se organizam da seguinte forma em relação ao horário da capital do país:

0h: as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (com exceção do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão.

1h: os estados do Nordeste, Pará, Amapá e Tocantins ficam com uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também adotam o horário de verão, mas a diferença de uma hora para Brasília se mantém.

2h: Parte do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília.

3h: O Acre e parte do Amazonas ficam com três horas atrás do horário de Brasília.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor