Governo quer aproveitar potencial turístico das Olimpíadas
Faltando menos de um ano para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, o governo Federal começou a se movimentar para aproveitar o potencial turístico dos jogos e lançou o “Ano Olímpico para o Turismo”. O objetivo é potencializar os efeitos de um dos maiores eventos do mundo para todo o Brasil e não apenas na cidade-sede.
“Os jogos vão permitir atrair mais turistas internacionais e movimentar o turismo interno. O turismo tem a capacidade de congregar empresas de todos os portes, gerar emprego e ajudar a construir renda e riqueza no país”, diz a presidenta Dilma Rousseff. A expectativa é de que o setor pode ajudar a superar dificuldades conjunturais que atingem o Brasil.
Segundo o ministro Henrique Eduardo Alves, a contribuição direta do turismo para o PIB do país é de 3,7%. “Temos que mostrar que o Brasil não é do mau humor, da crise; turismo gera emprego e renda, é unidade, é sorriso, é emoção. Vamos superar as dificuldades e podemos fazer do turismo um dos motores de desenvolvimento do país”, comenta o ministro.
Sobre as obras para os jogos, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirma que os equipamentos esportivos, como o Parque Olímpico, estão com mais de 85% de execução. “Os desafios de organizar os jogos são oportunidades para transformarmos nossa cidade. Estamos entregando 27 obras, que é mais do que prometemos e não teremos elefantes brancos na cidade”, diz Paes.
O revezamento da tocha é apontado como a principal oportunidade para a divulgação dos destinos turísticos brasileiros. Para a presidenta Dilma, os jogos perpassam o imaginário dos brasileiros: “A tocha percorrerá 300 municípios em um ritual de 100 dias e vai mobilizar a atenção das pessoas, permitindo que as cidades mostrem suas belezas naturais e riquezas culturais”.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.