Governo criará uma praça de negócios eletrônica
A Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe) está desenvolvendo a Praça Eletrônica de Negócios, com o objetivo criar um ponto de encontro virtual entre as empresas brasileiras e seus parceiros de negócios. O molde é inspirado nas antigas praças das pequenas cidades, onde compradores e vendedores ainda hoje se encontram para fazer negócios.
A ideia é reunir empresários de todos os setores da economia para incentivar o contato, facilitar as transações entre eles e permitir que um possível comprador encontre o produto que deseja.
Em um único website serão disponibilizados um catálogo de produtos e serviços oferecidos pelas MPEs, mecanismos para facilitar as vendas para as administrações públicas, a exportação por meio do Simples Internacional, e o acesso a linhas de crédito, serviços bancários e oportunidades de inovação e capacitação. A expectativa é de que o serviço esteja no ar a partir de 2017.
De acordo com a Sempe, o catálogo de produtos será o coração do sistema Praça, fornecendo a descrição padronizada de bens e serviços por meio de uma linguagem estruturada e garantindo que a micro e pequena empresa possa encontrar parceiros e oportunidades de negócio de maneira bastante simplificada e com substantiva redução de custos de transação.
Praça Eletrônica de Negócios é inspirada em modelos europeus
O sistema de catalogação de produtos da Praça Eletrônica de Negócios será baseado em uma tecnologia que utiliza conceitos de gestão do conhecimento trazidos da ciência da informação.
Desde 2008, a União Europeia (UE) e o Brasil trabalham em cooperação por meio do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais — coordenado pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pela Delegação da União Europeia no Brasil (DELBRA) — cujo objetivo é contribuir para o fortalecimento das relações bilaterais UE-Brasil por meio de diálogos sobre temas prioritários de interesse mútuo. Dentro de uma das áreas contempladas pelo Projeto — Economia — está o incentivo a processos que beneficiem as micro e pequenas empresas.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.