O Grupo dos 20 (ou G-20) é a união dos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo em conjunto com a União Européia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990. O objetivo é o de favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado. A importância do G-20 é grande para o cenário internacional, pois lá estão os países mais ricos do mundo e os países em desenvolvimento, como os Brics, formado pelo quatro principais países emergentes do mundo, Brasil, Rússia, Índia e China.

O G-20 é constituído pelos ministros das finanças e governadores de 19 países:

Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos da América.

A União Européia, que é representada pela presidência rotativa do Conselho e do Banco Central Europeu, é o 20º membro do G-20.

Em tempos de crise, o G-20 sai fortalecido, principalmente por ser um fórum de cooperação e de consulta sobre assuntos do sistema financeiro internacional. Trata sobre estudos, opiniões, e promove a discussão entre os principais países emergentes no mercado industrial e de questões de política relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional. Pretende abordar questões que vão além das responsabilidades de qualquer organização.

Em 15 de novembro de 2008, pela primeira vez, os chefes de Estado ou de governo se reuniram ? e não somente os ministros de finanças.

O G-20 foi criado na reunião de cúpula do G-7 (atual G-8) em Colônia, Alemanha, em junho de 1999, mas estabelecido formalmente na reunião de ministros de finanças em 26 de setembro do mesmo ano. A reunião inaugural ocorreu em 15 e 16 de dezembro do mesmo ano, em Berlim.

Imagen: G-20 e membros flutuantes

Romero Albuquerque com edição de Henrique Puccini, fontes (http://www.g20.org/)

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda