A fusão entre as empresas aéreas LAN e TAM, que criará a Latam, foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em julgamento nesta quarta-feira, 14. A Latam será a maior companhia aérea da América Latina.

Os conselheiros aprovaram duas medidas para evitar concentração de mercado pela nova empresa. A primeira delas é que a Latam será obrigada a repassar a concorrentes, diariamente, dois horários comercialmente interessantes de voo entre São Paulo (aeroporto de Guarulhos) e Santiago, no Chile.

A outra medida é que a Latam poderá ser membro de apenas uma aliança internacional de empresas aéreas. Hoje, a TAM pertence à Star Alliance e a LAN, à Oneworld. De acordo com o Cade, a manutenção da Latam nos dois acordos – que permitem compartilhamento de voos e aumento do número de rotas disponíveis –, poderia dificultar a concorrência no setor aéreo.

O acordo entre as companhias já havia sido aprovado, com ressalvas, pelo tribunal antitruste do Chile. Entre as condições impostas pelo tribunal está a renúncia pelas empresas de pelo menos uma das alianças globais de companhias aéreas que participam.

Com informações do portal G1.com

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda