Fragilidade da economia prejudica comércio mundial
De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), o crescimento da atividade no mundo neste ano será de 2,5%. A estimativa anterior era de um crescimento de 3,7%. Segundo o órgão, este resultado será consequência, principalmente, da crise da dívida na Europa, além da desaceleração do crescimento na China e a situação da economia americana.
Em abril, a OMC já havia previsto que o crescimento do comércio mundial seria menor este ano após um 2011 frágil e uma alta histórica em 2010.
No comunicado, o órgão diz que “a economia mundial enfrenta ventos contrários cada vez mais fortes desde a publicação das últimas previsões do secretariado da OMC”.
Entre as razões para incertezas, a OMC destaca o enfraquecimento de economias importantes: “Os dados da produção e do emprego nos Estados Unidos continuam decepcionando, enquanto o índice de compra e as cifras da produção industrial na China mostram uma desaceleração do crescimento no país, o maior exportador mundial”.
“Ainda mais importante”, diz o comunicado, “a crise da dívida na Europa não diminuiu e torna mais duros os ajustes orçamentários nas economias periféricas da zona do euro, além de instigar a volatilidade”, conclui.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.