FMI prevê recuo de 1% no PIB brasileiro em 2015
O Fundo Monetário Internacional diminuiu na última sexta-feira, 10, as perspectivas para o crescimento econômico do Brasil nos próximos dois anos. A previsão para 2015, que estava positiva em 0,3%, foi substituída por um recuo de -1% na variação do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. Para 2016, foi mantida a estimativa de crescimento, mas o nível previsto caiu de 1,5% para 0,9%.
O FMI afirmou, contudo, que a perspectiva está sujeita a mudanças dependendo de variáveis instáveis, como os desdobramentos das investigações sobre a Petrobras e um possível racionamento de energia elétrica e água por conta das possibilidades de seca para este ano.
O órgão avaliou também que as medidas de austeridade implementadas pela política de ajuste fiscal do governo federal devem auxiliar na recuperação de confiança e impulsionar o crescimento e os investimentos do país.
No relatório, o FMI defende que as políticas devem se manter rígidas. A cúpula de diretores do órgão também afirmou que o esforço das autoridades políticas brasileiras em perseguir a meta da inflação é digno de elogios.
Com informações do jornal O Globo e da Reuters.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.