Financeiras preveem Selic a 8,75%, pelo menos até o final desse ano
O Sindicato das Financeiras do estado do Rio de Janeiro (Secif-RJ) prevê que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) vai manter a taxa básica de juros (Selic) em 8,75% ao ano na reunião que termina nesta quinta-feira (22). Para a entidade, a taxa ficará estacionada nesse patamar pelo menos até o final do ano.
O presidente da instituição que agrega as financeiras, José Arthur Assunção, já faz projeções para 2010: “Apesar de ser dificílimo traçarmos um cenário preciso para o próximo ano, tudo nos leva a crer que a economia continuará num processo forte de recuperação, o que se, por um lado, é para ser comemorado, por outro, pode gerar pressões inflacionárias. Por isso, muitos agentes econômicos apostam em elevação de juros no ano que vem”, explica.
Mas Assunção não descarta a manutenção do atual patamar de juros em 2010 ou mesmo um corte na taxa: “É preciso que nós lembremos, a cada dia, que o Brasil mudou de status internacionalmente. Nós não precisamos mais trabalhar com juros altíssimos para atrair capital estrangeiro, por exemplo. Muito pelo contrário. Já fazemos parte de um seleto rol de nações. E é crendo nisso fielmente que penso ser até possível uma redução dos juros no ano que vem. Isto, é claro, se a inflação se comportar de forma razoável, dentro da meta. Nosso destino, em pouco tempo, é termos taxas comparáveis às dos principais países do mundo. E, sendo assim, esses 8,75% ao ano, cá entre nós, ainda são muito altos”.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.