FecomercioSP vê o cenário macroeconômico de 2015 com certo pessimismo
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) recomenda aos bancos que continuem criteriosos ao conceder empréstimos em 2015. Os consumidores devem evitar novos endividamentos, orienta o órgão.
As operações de crédito estavam em expansão desde março de 2011, quando o Banco Central passou a utilizar uma nova metodologia para esse tipo de informação. A entidade aposta em um aumento de 5% nessas operações, mas deve encerrar 2015 sem grandes alterações.
O cenário macroeconômico esperado para o próximo ano é de certo pessimismo. A Fecomercio acha que os ajustes previstos para o próximo ano serão restritivos e que isso deve manter os indicadores nos mesmos níveis que em 2014, mas que, com certos ajustes esperados para 2015, a confiança dos empresários possa ser recomposta.
Outros índices apresentados, como o ICF (Índice de Consumo das Famílias) apresentaram baixa ao longo deste ano. Segundo a organização, seria reflexo de uma preocupação maior quanto ao comprometimento da renda. Em novembro, o Banco Central elevou a taxa de juros (Selic) para 11,75%. É o maior nível em três anos.
Com informações do G1 e da FecomercioSP.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.