franquias de hotelaria e turismo

Em 2015, o faturamento das franquias de hotelaria e turismo cresceu 9% em relação a 2014, alcançando um patamar de R$ 10,2 bilhões. Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que, com isso, o setor registrou o terceiro maior aumento entre todos os pesquisados, perdendo apenas para acessórios pessoais e calçados (12%) e negócios, serviços e outros varejos (10,2%).

Segundo a ABF, o crescimento das franquias de hotelaria e turismo está ligado principalmente a três fatores: a retomada das viagens de negócios após a Copa do Mundo, a alta do dólar frente ao real e a chegada de novos consumidores ao mercado, especialmente da classe C.

Outra avaliação feita por especialistas da área é de que, apesar de 2015 ter sido um ano de retração econômica, as pessoas continuaram viajando, com a diferença de que agora escolhem lugares mais próximos e em hotéis mais baratos.

Os dados da ABF incluem franquias de agências de viagens, agências de intercâmbio, hotéis e pousadas. O levantamento mostra, ainda, que o número de unidades franqueadas no segmento cresceu 12%.

Expectativa do setor de franquias de hotelaria e turismo para 2016

A expectativa para 2016 é de que os números do setor continuem subindo. Isso porque, a partir de maio, será realizado no Brasil o Tour da Tocha, que dará visibilidade a mais de 300 destinos de todo o país, por onde passara a tocha olímpica. Além disso, há a isenção de vistos a estrangeiros durante a Olimpíada, sancionada em dezembro do ano passado.

A medida adotada pelo Brasil para turistas americanos, australianos, canadenses e japoneses é válida entre 1º de junho e 18 de setembro de 2016. A decisão levou em conta uma série de fatores como elevado fluxo emissivo internacional dos países escolhidos, histórico positivo no envio de turistas ao Brasil, países que mais gastam no país, forte tradição olímpica e baixo risco migratório e de segurança.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda