Faturamento das franquias cresce 8,8% no terceiro trimestre
O mercado de franquias no Brasil teve um crescimento de 8,8% em sua receita no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Pesquisa de Desempenho Trimestral do setor realizada Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O faturamento passou de R$ 35,699 bilhões para R$ 38,836 bilhões no período. Considerando-se os meses de janeiro a setembro de 2016, o setor registrou um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com o estudo, o faturamento acumulado do mercado de franquias de outubro de 2015 a setembro de 2016 (12 meses) teve uma elevação de 6,7%.
O diretor de inteligência de mercado da ABF, Claudio Tieghi, explica que “a otimização de recursos e de processos, a negociação de insumos em bloco com fornecedores homologados, a readequação de aluguéis de imóveis e canais de distribuição e a chamada diversificação de canais de venda de produtos e serviços contribuem para esse bom desempenho do franchising mesmo em fases difíceis da economia”.
A pesquisa indica também que a expansão das franquias em número de unidades no terceiro trimestre foi de 7,2% comparada ao mesmo período de 2015 e de 3,7% dentro do trimestre. No trimestre, 1,4% das unidades foram fechadas. No final do período, operavam no Brasil 143.540 unidades.
O foco na relação com o consumidor e na sua fidelização à rede também favorece o sistema de franquias. Segundo o diretor da ABF, é preciso destacar a intensificação do uso das redes sociais, a alteração de cardápios entre as redes do segmento de alimentação, um dos mais consolidados do franchising, a extensão de campanhas promocionais para manter aquecida a relação com o consumidor e atraí-lo como iniciativas que contribuem para manter o faturamento do setor e preparam as rede para o momento de virada da economia.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.