produção industrial

Na comparação entre setembro e outubro, o faturamento da indústria caiu 3,3% na série com ajuste sazonal. Essa é a quarta redução consecutiva do indicador. Os dados são da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o economista da CNI Marcelo Azevedo, faltam motores para dar sustentação ao crescimento da indústria e da economia. Ele lembra que o faturamento da indústria ficou estável e as horas trabalhadas na produção aumentaram em setembro. No entanto, a leve recuperação não se sustentou.

Todos os indicadores da pesquisa registraram queda em outubro na comparação com setembro, nas séries de dados com ajuste sazonal. As horas trabalhadas na produção diminuíram 1,7% e alcançaram o menor nível da série histórica, que começou em 2003. De janeiro a outubro, as horas trabalhadas na produção acumulam uma queda de 8,3% frente ao mesmo período do ano passado.

O emprego recuou 0,6% em outubro frente a setembro, descontados os efeitos sazonais. Foi a 21ª queda consecutiva do indicador. De janeiro a outubro, o emprego registra uma retração de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

A pesquisa mostra ainda que a massa salarial real caiu 1,4% em outubro na comparação com setembro, na série com ajuste sazonal. No acumulado de janeiro a outubro, a massa real de salários é 8,8% menor do que a de igual período do ano passado. O rendimento médio real dos trabalhadores encolheu 0,9% em outubro em relação a setembro, na série dessazonalizada. A perda é de 0,8% no acumulado de janeiro a outubro frente aos mesmos meses de 2015.

A utilização da capacidade instalada recuou 0,4% e alcançou 76,6% em outubro, na série dessazonalizada. É o menor nível desde 2003, quando começou a série histórica, informa a CNI.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor