Expogestão 2015 abre com palestras sobre ética, energia e disciplina
A abertura da 13ª Expogestão aconteceu nesta quarta-feira, 27, em Joinville (SC) e contou com três palestras sobre ética, tendências em energia e disciplina no auditório principal, além da abertura do evento. O governador do estado, Raimundo Colombo, que havia confirmado presença, não compareceu.
Às 14h30, as solenidades começaram com homenagem ao senador Luiz Henrique da Silveira, prefeito de Joinville por três mandatos e governador de Santa Catarina em duas ocasiões, que morreu no último dia 10. Estavam na mesa o atual prefeito, Udo Döhler, representantes das empresas apoiadoras do congresso, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij) e um representante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Darci de Matos.
Na fala inicial, boa parte das lideranças destacou a situação difícil da economia brasileira. Os presidentes da Acij, João Martinelli, da empresa organizadora, Alonso José Torres, e um dos idealizadores do evento neste ano, Adriano Bornschein, trouxeram à tona a alta de alguns impostos para o empresariado e a falta de apoio governamental para o setor industrial. Já o prefeito da cidade falou que o momento deve ser visto como oportunidade e ressaltou a importância do ajuste fiscal encabeçado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Palestras
Logo em seguida, a palestra do filósofo e professor Clóvis de Barros Filho lotou o auditório. Na fala de cerca de uma hora e meia, o autor falou de moral, ética e da importância de ter valores não só no âmbito empresarial, mas também na vida cotidiana. Carismático, o palestrante foi um dos convidados mais requisitados do evento.
Ainda no primeiro dia, Manoel Arlindo Zaroni Torres, presidente da Tractebel Energia e Harry Schmelzer Jr., diretor executivo da Weg, trouxeram o tema: Energia – Os desafios para o crescimento econômico. Às 19h10, o lutador Royce Gracie, três vezes campeão do UFC, deu uma palestra sobre disciplina e resultados.
Royce, que mora há mais de 30 anos nos Estados Unidos, relembrou a trajetória do UFC no Brasil e realçou a importância da paciência e da persistência em qualquer lugar. “Eu não sou lutador quando entro na luta, eu sou lutador 24 horas por dia”, afirmou.
Na feira de negócios, uma das atrações da Expogestão, são esperadas por volta de três mil pessoas até a sexta-feira, 29. Entre as exposições, diversas empresas das mais diversas áreas têm estandes preparados para negociação e troca de experiências.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.