Estagnação econômica não deve atingir o agronegócio
Em cenários de crise, estagnação ou economia desacelerada, nem todos os setores são atingidos de uma só vez. A exceção no Brasil é o agronegócio, que segue aumentando a área plantada, produzindo mais e exportando. A importância da agricultura para o país, além da estabilização dos preços e da oferta doméstica dos alimentos, pode equilibrar a balança comercial.
Só no período de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015, as exportações de soja atingiram um valor de US$ 31,3 bilhões. O cereal é o líder de produção no país e a expectativa para este ano é de um crescimento de 9,8%, chegando a 94,58 milhões de toneladas. O aumento também foi registrado na safra do ano passado, com 5,2% de alta.
De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra total de grãos estimada para 2014/2015 será de 200,8 milhões de toneladas, o que representaria um crescimento de 3,4% e, segundo o IBGE, a área de plantio também cresceu. A alta foi de 1,6% em relação ao período anterior, de 2013/2014.
A pesquisa da Conab ainda afirma que, apesar da queda na produtividade no Sudeste e no Centro-Oeste por conta das restrições climáticas, é improvável que a oferta de grãos seja insatisfatória neste semestre.
Com informações do jornal O Estado de São Paulo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.