Entenda o que são juros e quais os tipos praticados no mercado
No cotidiano financeiro das pessoas e das empresas, há algo que está sempre presente: os juros. Mas o que ele significa de fato? Em resumo, podemos dizer que é a remuneração cobrada de quem efetuou um empréstimo e deve ser paga ao proprietário do dinheiro emprestado.
Uma taxa deve remunerar baseada em risco agregado no investimento, expectativas inflacionárias, compensação pela não aplicação do dinheiro em outro investimento e custos administrativos envolvidos na operação.
Modalidades de juros adotadas no mercado financeiro
Juros compostos: Quando os juros são pagos não apenas sobre o valor do principal (valor emprestado), mas também sobre os juros obtidos nos períodos anteriores.
Juros de mora: Também conhecido como juros de atraso, o termo define as taxas cobradas pelas administradoras de cartão de crédito no caso de atraso de pagamento. O Código de Defesa do Consumidor estabelece como sendo de, no máximo, 2%.
Juros nominais: Incluem a correção monetária do valor emprestado. Em geral, as taxas oferecidas nas principais modalidades de financiamento são expressas em termos nominais, ou seja, sem descontar a inflação no período.
Juros reais: A taxa real praticada é determinada como sendo a taxa que incide sobre um empréstimo (ou financiamento) sem incluir a correção monetária do montante emprestado. Em condições de inflação zero, os juros reais e nominais são iguais.
Juros rotativos: Os rotativos são cobrados pelo atraso no pagamento da fatura de cartão de crédito ou sobre a diferença financiada.
Juros simples: Ao contrário dos compostos, neste caso são pagos apenas sobre o valor do empréstimo ou aplicação.
Juros sobre capital próprio: São pagos com base no lucro retido pela empresa nos anos anteriores. É uma das formas de remuneração que uma companhia pode dar aos seus acionistas.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.