Endividamento da população brasileira cresce em junho
De acordo com levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o percentual de famílias brasileiras endividadas cresceu em junho. No mês passado, 47% dos consultados afirmaram ter dívidas, ante 46,5% em junho.
Segundo a pesquisa, a dívida média das famílias em junho era de R$ 4.943,88, abaixo dos R$ 5.528,17 do mês anterior. Para 14% das famílias, no entanto, a dívida correspondia mais de cinco vezes a renda mensal. Para 21%, o débito estava entre 2 e 5 vezes a renda familiar.
O levantamento do Ipea aponta que 9,1% das famílias se consideram “muito endividadas”. 19,4% dizem estar “mais ou menos endividadas”, enquanto 18,1% se dizem “pouco endividadas”. Entre as famílias pesquisadas, 30,46% disseram ter contas em atraso; destes, 33,03% alegam não ter condições de quitar plenamente as dívidas em questão.
Apesar do quadro de endividamento, o otimismo das famílias brasileiras com a situação socieconômica do país mostrou recuperação em junho, segundo dados do Ipea. O indicador alcançou 68,5 pontos no mês passado – a maior pontuação desde janeiro, quando registrava 69 pontos. Em maio, estava em 67.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.