Empresas com mulheres na diretoria são mais rentáveis
Mesmo que a maioria das empresas ainda contem apenas com homens no alto escalão, números apontam que a presença das mulheres em cargos mais decisivos aumenta a lucratividade. De acordo com um estudo do Peterson Institute for International Economics, as companhias que têm pelo menos 30% de presença feminina em cargos executivos seniores são 15% mais rentáveis que as menos diversas.
Segundo o estudo, 60% das corporações analisadas não têm mulheres na diretoria, mais da metade não contam com executivas e somente 5% são dirigidas por uma mulher. A pesquisa analisou 21.980 empresas de 91 países, mostrando que, em maior ou menor grau, a diversidade de gênero é assunto urgente em todo o mundo.
A representatividade das mulheres pelo mundo
Do Brasil foram analisadas 265 empresas e os números são preocupantes. Apenas 4% das organizações têm uma mulher no cargo de presidenta. Além disso, 3% contam com mulheres como presidentas dos conselhos de administração, 9% têm participação feminina nos conselhos de administração e 9% em cargos executivos.
Alguns dos países com maior participação de mulheres em cargos mais altos são a Noruega, Eslovênia e Bulgária, com pelo menos de 20% de representação feminina nos conselhos de administração e em cargos executivos. Por outro, no Japão, esse índice é mais baixo. No país asiático, a presença delas em cadeiras de comando gira em torno de 2% e 2,5%.
Na Noruega, o pais que mais se destaca nesse sentido, a participação feminina no alto escalão é garantida por uma lei de cota que estabelece um mínimo de 40% na representatividade das mulheres.
A porcentagem da participação feminina varia de acordo com o campo de atuação da empresa. Nas áreas de saúde, mercado financeiro, utilidades e telecomunicações, os números são maiores. Já as companhias de tecnologia, energia e indústria têm as menores.
Com informações do El País e Nexo jornal.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.