Empresários recuperam a confiança na economia, diz pesquisa da CNI
A indústria brasileira parece ter recuperado a confiança na economia. Pelo menos é o que mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), que alcançou 51,5 pontos em agosto, registrando um aumento de 4,2 pontos em relação ao mês de julho. Foi a primeira vez desde março de 2014 que o indicador ficou acima da linha divisória dos 50 pontos. O estudo é da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os valores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quanto mais acima de 50, maior e mais disseminada é a confiança.
A atual tendência de recuperação da confiança dos empresários acontece desde abril. No período, o índice aumentou 14,7 pontos, diz a pesquisa. Segundo a CNI, os empresários aguardam as reformas prometidas pelo presidente interino Michel Temer para ver a recuperação da economia se consolidar.
De acordo com o levantamento, a melhora da confiança na economia se deve especialmente às expectativas sobre o desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses. Todos os indicadores de perspectivas estão acima dos 50 pontos, enquanto que os que mostram a percepção sobre a situação atual das empresas e da economia continuam abaixo dos 50 pontos.
A pesquisa mostra ainda que a confiança é maior nas grandes empresas, segmento em que o ICEI alcançou 53,1 pontos em agosto. Nas médias, foi de 50,7 pontos e, nas pequenas, de 48,9 pontos.
O objetivo do ICEI é antecipar as tendências de desempenho da economia brasileira. Empresários confiantes tendem a manter ou ampliar projetos de investimentos, o que aquece a atividade e estimula o crescimento econômico, de acordo com a entidade. Esta edição do ICEI foi feita entre os dias 1º e 11 deste mês com 3.150 empresas de todo o país, das quais 1.236 são de pequeno porte, 1.198 são médias e 716 são de grande porte.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.