Emprego na indústria recua em setembro, diz IBGE
Emprego na indústria recua 0,4% em setembro com relação ao mês anterior. Esta é a quinta queda seguida neste tipo de comparação.

Levantamento divulgado nesta terça-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra recuo de 0,4% no emprego na indústria em setembro com relação ao mês anterior: é a quinta queda consecutiva neste tipo de comparação. De janeiro a setembro, o setor acumula perda de 0,9% na taxa de empregos; em 12 meses, 1% e diante de setembro de 2012, o recuo é de 1,4%.

Analisando os números do mesmo mês do ano passado, a quantidade de trabalhadores na indústria caiu em 12 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE. A região Nordeste sofreu com a maior perda (-6,3%). Entre os estados, as quedas mais expressivas foram registradas em Pernambuco (-6,5%), na Bahia (-6,4%), no Rio Grande do Sul (-1,4%) e Minas Gerais (-1,2%).

Na análise por setor, 14 dos 18 ramos pesquisados tiveram redução no total de pessoal ocupado assalariado, com destaque para máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-5,7%), produtos de metal (-4,3%), calçados e couro (-4,7%), produtos têxteis (-4,2%) e máquinas e equipamentos (-2,2%).

Ainda que, em geral, os resultados tenham sido negativos, os setores de borracha e plástico (4,8%), meios de transporte (0,9%) e produtos químicos (1,4%) tiveram aumento no total de trabalhadores. E mesmo com menos trabalhadores, a produção da indústria, em setembro, subiu 0,7%.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda