Empreendedores que enfrentaram a crise para investir em franquias
O casal Alessandro Cardoso Lima e Priscila Rigueira Simão tinha o desejo de empreender. Diante da crise, a solução para realizar esse sonho era apostar em algo que tivesse uma forte demanda e uma carência no mercado. Foi assim que, no começo de 2016, os dois resolveram investir em franquias, escolhendo a iGUi Piscinas, na cidade de Viçosa (MG).
Alessandro é administrador de empresas e trabalhava como gerente geral de uma franquia de planos de assistência à saúde familiar. Já Priscila é jornalista, atuava como assessora de comunicação e cursou MBA em gestão empresarial e gestão de pessoas. Com o conhecimento e a experiência, os dois decidiram entrar para o mundo dos negócios e passaram a pesquisar e observar com outros olhos o mercado da região, cogitando diversos segmentos.
A escolha pela iGUi foi confirmada quando o casal notou uma carência na cidade em relação a serviços ligados à piscina. Alguns dos clientes chegaram a relatar a necessidade de terem que comprar no mercado de fora antes da abertura da loja na cidade. “Consideramos ter sido uma ‘troca’, tendo em vista um empreendimento realizado (fator pessoal) e a satisfação dos clientes em terem por perto algo que até então não encontravam com tanta facilidade”, destaca Priscila.
Na hora de montar o negócio, os empreendedores miraram também toda a região, que abrange 34 cidades, de olho na crescente demanda provocada pela abertura de loteamentos, condomínios e áreas para sítios. “Além do mais, em nossa região há muitos profissionais liberais, funcionários públicos das universidades federais próximas e comerciantes”, comenta a jornalista.
Embora estejam satisfeitos com a escolha, o processo não foi tão simples. “Estávamos cientes de que seria uma nova área para ambos e, com isso, inseguranças vieram acompanhadas de dúvidas”, conta Priscila. Dessa forma, segundo ela, o auxílio e a orientação da iGUi foram determinantes para guiar os rumos do empreendimento. “Sempre tivemos respaldo”, afirma.
Investir em franquias representou uma mudança na carreira de duas irmãs
As irmãs Thaís e Vanessa Vargas atuaram por um bom tempo nas áreas comercial e administrativa, respectivamente. Porém, em 2015, a vida profissional delas mudou quando, juntas, criaram, em Curitiba (PR), a franquia Loucos Por Churros, investindo na onda dos alimentos gourmets.
Apesar da situação delicada da economia, o negócio cresceu rapidamente e investir em franquias tornou-se algo lucrativo. Em pouco tempo, a rede se tornou um sucesso e atingiu a marca de 19 unidades, espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, além de um centro de distribuição.
Alguns motivos as levaram a encarar esse desafio. Dentre eles o desejo de “transformar uma ideia em algo rentável”, além de contribuir para a geração de empregos, inspirar novos empreendedores em potencial e impulsionar o crescimento da economia.
Para tentar driblar a recessão, as irmãs resolveram encarar a palavra crise como aliada. “Pensamos em um negócio a médio e longo prazo com solidez e saúde. Com crise ou sem crise, o trabalho é o mesmo, o empenho é o mesmo e as dificuldades serão as mesmas”, destaca Thaís. Segundo ela, pensar muito nessas dificuldades externas irão estagnar qualquer empresário. Apesar disso, a empreendedora lembra: “montar um bom negócio nunca é fácil, se falarem que é, desconfie.”
Um dos diferenciais para o sucesso da marca é a receita exclusiva da massa, além da fábrica própria que fornece para todas as lojas. Com isso, as irmãs conseguiram a parceria da gigante Nestlé.
A preparação para o trabalho foi intensa, com seis meses de trabalho em um projeto único. Pesquisas, tendências, estudos de viabilidade, definição de branding – gestão de marcas – fizeram parte do pacote, até que chegassem no plano de negócios. No entanto, elas continuam se preparando. “Sempre iremos mudar algo, melhorar algum procedimento ou incluir novos”, diz Thaís.
O investimento total para abrir uma franquia da Loucos Por Churros é de R$ 85 mil e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses, segundo a empresa. A expectativa é chegar à marca de 50 unidades ainda em 2016. “Agora que já temos bagagem de um ano e testamos o sucesso das lojas em 19 praças, estamos apostando em um plano de expansão mais agressivo. Queremos ganhar capilaridade e colocar a Loucos Por Churros nas principais cidades do Brasil”, esclarece Thaís Sampaio, sócia-fundadora da A Minha Primeira Franquia, empresa responsável pela formatação e expansão da Loucos Por Churros.
A Louco Por Churros tem concentrado os esforços de expansão em cidades acima de 400 mil habitantes, com destaque para as capitais Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Natal, Fortaleza, Recife e Maceió.
A rede também busca a internacionalização. Já há uma unidade em implantação em Orlando, na Flórida, Estados Unidos. “Como temos uma operação muito simples, desejamos crescer no Brasil, na América e na Europa. Nossos quiosques podem ser montados em locais de grande circulação de pessoas, como estações de trem, aeroportos, dentro de grandes lojas, hotéis, postos de gasolina e supermercados”, afirma a empreendedora.
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