O casal Alessandro Cardoso Lima e Priscila Rigueira Simão tinha o desejo de empreender. Diante da crise, a solução para realizar esse sonho era apostar em algo que tivesse uma forte demanda e uma carência no mercado. Foi assim que, no começo de 2016, os dois resolveram investir em franquias, escolhendo a iGUi Piscinas, na cidade de Viçosa (MG).

Alessandro e Priscila encontraram no mercado de franquias uma forma de realizar um sonho (Foto: Divulgação)
Alessandro e Priscila encontraram no mercado de franquias uma forma de realizar um sonho (Foto: Divulgação)

Alessandro é administrador de empresas e trabalhava como gerente geral de uma franquia de planos de assistência à saúde familiar. Já Priscila é jornalista, atuava como assessora de comunicação e cursou MBA em gestão empresarial e gestão de pessoas. Com o conhecimento e a experiência, os dois decidiram entrar para o mundo dos negócios e passaram a pesquisar e observar com outros olhos o mercado da região, cogitando diversos segmentos.

A escolha pela iGUi foi confirmada quando o casal notou uma carência na cidade em relação a serviços ligados à piscina. Alguns dos clientes chegaram a relatar a necessidade de terem que comprar no mercado de fora antes da abertura da loja na cidade. “Consideramos ter sido uma ‘troca’, tendo em vista um empreendimento realizado (fator pessoal) e a satisfação dos clientes em terem por perto algo que até então não encontravam com tanta facilidade”, destaca Priscila.

Na hora de montar o negócio, os empreendedores miraram também toda a região, que abrange 34 cidades, de olho na crescente demanda provocada pela abertura de loteamentos, condomínios e áreas para sítios. “Além do mais, em nossa região há muitos profissionais liberais, funcionários públicos das universidades federais próximas e comerciantes”, comenta a jornalista.

Embora estejam satisfeitos com a escolha, o processo não foi tão simples. “Estávamos cientes de que seria uma nova área para ambos e, com isso, inseguranças vieram acompanhadas de dúvidas”, conta Priscila. Dessa forma, segundo ela, o auxílio e a orientação da iGUi foram determinantes para guiar os rumos do empreendimento. “Sempre tivemos respaldo”, afirma.

Investir em franquias representou uma mudança na carreira de duas irmãs

Thais atuava na área comercial antes de investir em franquias (Foto: Divulgação)
Thais atuava na área comercial antes de investir em franquias (Foto: Divulgação)

As irmãs Thaís e Vanessa Vargas atuaram por um bom tempo nas áreas comercial e administrativa, respectivamente. Porém, em 2015, a vida profissional delas mudou quando, juntas, criaram, em Curitiba (PR), a franquia Loucos Por Churros, investindo na onda dos alimentos gourmets.

Apesar da situação delicada da economia, o negócio cresceu rapidamente e investir em franquias tornou-se algo lucrativo. Em pouco tempo, a rede se tornou um sucesso e atingiu a marca de 19 unidades, espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, além de um centro de distribuição.

Alguns motivos as levaram a encarar esse desafio. Dentre eles o desejo de “transformar uma ideia em algo rentável”, além de contribuir para a geração de empregos, inspirar novos empreendedores em potencial e impulsionar o crescimento da economia.

Para tentar driblar a recessão, as irmãs resolveram encarar a palavra crise como aliada. “Pensamos em um negócio a médio e longo prazo com solidez e saúde. Com crise ou sem crise, o trabalho é o mesmo, o empenho é o mesmo e as dificuldades serão as mesmas”, destaca Thaís. Segundo ela, pensar muito nessas dificuldades externas irão estagnar qualquer empresário. Apesar disso, a empreendedora lembra: “montar um bom negócio nunca é fácil, se falarem que é, desconfie.”

Um dos diferenciais para o sucesso da marca é a receita exclusiva da massa, além da fábrica própria que fornece para todas as lojas. Com isso, as irmãs conseguiram a parceria da gigante Nestlé.

A preparação para o trabalho foi intensa, com seis meses de trabalho em um projeto único. Pesquisas, tendências, estudos de viabilidade, definição de branding – gestão de marcas – fizeram parte do pacote, até que chegassem no plano de negócios. No entanto, elas continuam se preparando. “Sempre iremos mudar algo, melhorar algum procedimento ou incluir novos”, diz Thaís.

O investimento total para abrir uma franquia da Loucos Por Churros é de R$ 85 mil e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses, segundo a empresa. A expectativa é chegar à marca de 50 unidades ainda em 2016. “Agora que já temos bagagem de um ano e testamos o sucesso das lojas em 19 praças, estamos apostando em um plano de expansão mais agressivo. Queremos ganhar capilaridade e colocar a Loucos Por Churros nas principais cidades do Brasil”, esclarece Thaís Sampaio, sócia-fundadora da A Minha Primeira Franquia, empresa responsável pela formatação e expansão da Loucos Por Churros.

A Louco Por Churros tem concentrado os esforços de expansão em cidades acima de 400 mil habitantes, com destaque para as capitais Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Natal, Fortaleza, Recife e Maceió.

A rede também busca a internacionalização. Já há uma unidade em implantação em Orlando, na Flórida, Estados Unidos. “Como temos uma operação muito simples, desejamos crescer no Brasil, na América e na Europa. Nossos quiosques podem ser montados em locais de grande circulação de pessoas, como estações de trem, aeroportos, dentro de grandes lojas, hotéis, postos de gasolina e supermercados”, afirma a empreendedora.

Se você ainda não viu, confira aqui a primeira parte da nossa série especial.

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