Em Tóquio, ministra Kátia Abreu negocia exportação de carne brasileira
O Japão deve se tornar novamente importador da carne bovina brasileira. Em nota divulgada nesta segunda-feira, 6, o ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária afirmou que o governo do país asiático vai enviar, em agosto, um grupo de técnicos ao Brasil para realizar inspeções em laboratórios, frigoríficos e fazendas.
Desde 2012 existe um bloqueio à carne bovina brasileira por conta de um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina, conhecida como doença da vaca louca.
A ministra Kátia Abreu está em Tóquio para dar andamento às negociações. Além de conversas neste setor pecuário, ela deve apresentar oficialmente oportunidades para investimentos no programa de concessões logísticas, lançado pelo governo Federal em junho.
Caso o acordo seja fechado, será a primeira vez que o Brasil vende carne in natura para o mercado japonês, de acordo com a pasta. Para Kátia Abreu, é uma questão de tempo. A ministra acredita que até dezembro, quando a presidente Dilma Rousseff vai ao país, isso deve acontecer.
Abreu se diz confiante em relação ao desfecho das negociações. Para ela, o Brasil compreende a preocupação do governo japonês com as questões de saúde, mas afirma que quando os asiáticos conhecerem o sistema brasileiro de defesa, as preocupações irão terminar.
Com informações do Estado de São Paulo e da Agência Brasil.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.