Educação profissional

Os jovens brasileiros acreditam que cursos de educação profissional são importantes na hora de conseguir o primeiro emprego. É o que aponta a pesquisa Os jovens, a educação e o ensino técnico, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). De acordo com o levantamento, 72,4% dos 2.002 entrevistados, com idades entre 13 e 18 anos, citam pontos positivos desse tipo de formação.

Entre as vantagens citadas da educação profissional estão o um bom começo na carreira profissional, a boa aceitação nas empresas e o preparo melhor para o mercado de trabalho.

Entre os jovens que já fizeram cursos de educação profissional ou pretendem fazê-lo, 76,1% atribuíram grande importância a essa formação para conseguir o primeiro emprego.

Os entrevistados deram notas 7, 8, 9 e 10 à pergunta: “Utilizando uma escala de 0 a 10, em que 0 é nenhuma importância e 10 é muita importância, qual o grau de importância que você acredita que um curso técnico tem para conseguir seu primeiro emprego?”.

A avaliação é ainda melhor quando a pergunta é sobre o futuro profissional: 79,5% desse grupo de entrevistados atribuíram notas de 7 a 10 quando perguntados sobre o tema.

De acordo com a pesquisa, 42,3% dos entrevistados consideram bom o ensino técnico oferecido no Brasil; 29,1% o avaliam como regular; 7,6% como ótimo, 2,9% como ruim e 1,1% como péssimo. Além disso, 15,7% não souberam opinar e 1,3% optaram por não responder à questão.

Segundo a pesquisa, 64,8% dos jovens entre 13 e 18 anos não veem preconceito contra o profissional formado no ensino técnico no Brasil. Apenas 25,1% acreditam haver algum preconceito e 9,6% não souberam responder. Essa visão varia pouco segundo a região do país: 69,3% dos jovens do Sul não veem qualquer tipo de preconceito, enquanto essa foi a resposta de 58,3% dos jovens ouvidos no Nordeste. O índice é o mesmo (64%) entre alunos de escolas públicas e privadas e muda pouco entre jovens de baixa renda (63%) e de alta renda (65%).

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor