Acompanhe no videocast quais são as principais dificuldades para a internacionalização dos estados da região Sul
Vinícius Lummertz, secretário de Estado e Planejamento de Santa Catarina, André Nunes, economista do Rio Grande do Sul e Jackson Bittencourt, membro do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon –PR), discutem quais são os desafios para estimular a área do comércio exterior no Sul do Brasil.
Santa Catarina, de acordo com Vinícius, possui um conjunto de potencialidades que precisam ser compatibilizadas para que as exportações possam prosperar. Segundo ele, o estado tem como forte característica econômica o turismo e a área tecnológica, por exemplo. Por isso, o governo deve promover a organização dessas várias vocações e estimular as práticas de internacionalização.
Já o Rio Grande do Sul, segundo o economista André Nunes, precisa ainda de alguns acertos como a redução de taxa de juros, melhor controle do gasto público e acordos internacionais com outros continentes. Dessa forma, haverá um olhar mais amplo para a questão da exportação no estado.
Na economia paranaense os esforços para promover a internacionalização são recentes. Jackson Bittencourt, conselheiro do Corecon-PR, informa que a principal dificuldade é a necessidade de investimentos no segmento.
Para saber a opinião dos entrevistados sobre o assunto, assista ao videocast abaixo ou acesse nosso canal no YouTube.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.