Economista aponta saída de Palocci com um dos motivos da crise
As mudanças na equipe econômica do governo Federal promovidas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram, em grande parte, responsáveis pela deterioração que a economia brasileira sofreu nos últimos anos e consequente crise. A avaliação é do economista Eduardo Giannetti da Fonseca, que participou de um dos maiores eventos sobre gestão e negócios do Sul do país, a Expogestão 2016.
Giannetti acredita que a as equipes que vieram depois da que foi comandada pelo ex-ministro Antonio Palocci cometeram sérios erros, principalmente na elaboração e condução da nova matriz econômica brasileira. “Em um primeiro momento, eles estavam contidos, mas depois da crise de 2008, eles se sentiram à vontade para fazer a nova matriz econômica e foi desastre que nós estamos pagando agora”, comenta.
Apesar do cenário ruim, Giannetti acredita na recuperação. O cenário turbulento, segundo o economista, pode dar espaço a um momento mais animador, principalmente a partir da próxima semana, quando o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff pode ter um desenlace no Senado.
Como ponto fundamental a melhorar para que possamos concretizar a recuperação, Giannetti aponta para um novo pacto federativo. Ele enfatiza que o Brasil vive um federalismo truncado. Mas há um caminho que pode ser trilhado: “o dinheiro público precisa ser gasto mais perto do local de onde é arrecadado. É preciso menos Brasília e mais Brasil.” Esta mudança também passa por um novo paradigma político.
Ele afirma que o presidencialismo de coalização – caracterizado pelo “Toma lá, dá cá” – acabou falindo. “Dilma loteou 39 ministérios entre dez partidos e não conseguiu sequer eleger o presidente da Câmara de Deputados, o que era crucial para a estabilidade”, afirma. O momento é propício para mudanças no cenário político. “Elas passam por aproximar o eleitor de seu representante”, sugere.
Um dos caminhos, segundo o economista, é adotar o voto distrital misto, que é um dos modelos propostos por quem pede uma reforma política no Brasil.
Confira a entrevista com Eduardo Giannetti:
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.