Economia em 2015 pode ser afetada por Lava Jato, admite governo
A Operação Lava Jato, que está investigando esquemas de corrupção envolvendo as maiores empreiteiras do país e a Petrobras, pode trazer consequências para o crescimento econômico do ano que vem. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, fontes do governo já admitiram o impacto dos desdobramentos da ação da Polícia Federal nas perspectivas para 2015.
O problema é que as empresas envolvidas nos casos de corrupção estão à frente das maiores obras de infraestrutura do país, muitas delas integrantes do plano de concessões do governo para modernização da infraestrutura do país. Embora a previsão seja de que as oito empresas envolvidas conseguirão tocar as obras mesmo com a Operação em andamento, no governo a equipe técnica já dá como certo os atrasos.
A esperança são as construtoras de médio porte, responsáveis por obras como a BR-050 em Goiás e Minas Gerais. Distantes dos esquemas de corrupção, elas são a esperança de que haja mais espaço para que outras empresas assumam as obras do governo. A imagem manchada das oito grandes empreiteiras envolvidas em corrupção pode beneficiar e abrir espaço para outras menores tocarem grandes projetos no país.
Sempre de acordo com o Estadão, o problema, no entanto, será o crédito. Há a possibilidade de que os bancos não aceitem financiar empresas com menos tradição em empreendimentos de valor elevado e prazos longos.
Otimismo. Mesmo com o impacto nos investimentos, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, acredita, conforme declaração ao jornal, que a ação da Polícia Federal é benéfica para o Brasil, pois transmite seriedade ao exterior, de que “no Brasil a Justiça funciona sem interferência”.
Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.