Economia brasileira deve se recuperar já em 2013, diz OCDE
O Brasil pode estar prestes a passar por uma nova fase de expansão da economia, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A informação é do jornal O Estado de São Paulo.
A Organização avalia indicadores como PIB, produção industrial, consumo, desemprego, exportações, balança de pagamentos e inflação. Com estes dados, de acordo com a OCDE, é possível saber os rumos da economia de um país para os próximos seis meses. No caso do Brasil, o índice chegou a 99,6 pontos em dezembro de 2012, 1,7% maior que no mesmo período do ano anterior.
A notícia causa estranheza entre os economistas e o mercado, principalmente pela constatação do baixo crescimento do PIB brasileiro em 2012 e a recente preocupação com a extrema evolução dos índices inflacionários.
A China, Rússia e Índia, de acordo com a OCDE, devem crescer abaixo da capacidade. Nos Estados Unidos, Reino Unido e Japão, os avanços já estariam sendo percebidos. A zona do euro, diz a OCDE, deve voltar à estabilidade, mas recuperando o crescimento somente em 2014. A exceção é a França, que deve continuar com baixa recuperação.
Ministros do G-20, as 20 maiores economias do planeta, devem se reunir no final desta semana em Moscou para buscar soluções à retomada das taxas de crescimento econômico de forma sustentável.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.