Economia brasileira cresce 0,6% no 3º trimestre, mostra IBGE
A economia brasileira cresceu 0,6% no terceiro trimestre em comparação com o imediatamente anterior. Na comparação com o mesmo período de 2011 o aumento chegou a 0,9%. Os dados fazem parte das Contas Nacionais Trimestrais divulgadas nesta sexta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Produto Interno Bruto alcançou R$ 1,098 trilhão.
O resultado veio abaixo da expectativa do mercado e do governo. Para os analistas, a alta seria de cerca de 1% na comparação trimestral. Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na semana passada que esperava uma expansão de 1,2%. Ainda assim, a taxa de 0,6% foi a maior desde o primeiro trimestre de 2011, quando ficou em 0,7%.
A agropecuária foi o setor que mais cresceu no terceiro trimestre em relação ao anterior, com aumento de 2,5%, seguida da indústria, que cresceu 1,1%. O setor de serviços teve variação nula.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2011, as atividades econômicas que merecem destaque, de acordo com o IBGE, são a agropecuária (3,6%) e os serviços (1,4%). Já o setor industrial sofreu queda de 0,9%.
No acumulado nos quatro trimestres terminados em setembro de 2012, houve crescimento de 0,9% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Já no acumulado dos três primeiros trimestres de 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,7% ante o mesmo período do ano passado.
Com informações da Agência Brasil e portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.