Em mais um dia de tensão nos mercados financeiros mundiais, o dólar volta a operar em alta. Por volta das 16h00 desta quinta-feira (6), a moeda norte-americana era vendida a R$ 2,211, em alta de 4,34% frente ao fechamento da véspera. Nem mais uma intervenção do Banco Central (BC) conseguiu reverter a tendência no dia.

O BC colocou parcialmente os contratos de “swap cambial” oferecidos em leilão nesta tarde. Na transação realizada das 12h45 às 13h, a autoridade monetária vendeu US$ 926,9 milhões em contratos de swap cambial com ajuste periódico. O mercado aceitou parcialmente os 10 mil contratos leiloados em três lotes.

O primeiro lote, com vencimento em 2 de fevereiro de 2009 e 6 mil contratos, teve aceitação total dos contratos. O lote com vencimento em 1º de abril de 2009 teve colocação de todos os 2 mil papéis ofertados. Para o contrato de 1º de julho de 2009, foram absorvidos 640 dos 2 mil contratos leiloados.

A cotação reage às quedas expressivas registradas nas bolsas de valores de todo o mundo. Na Europa, os principais indicadores caem cerca de 3%, em um mercado afetado pelas perspectivas ruins da economia mundial, tema que foi eclipsado brevemente pelo impacto da eleição do democrata Barack Obama como presidente dos Estados Unidos.

Na Ásia, o dia também foi de perdas acentuadas. Nos Estados Unidos, o mercado volta a ser influenciado pela perspectiva de recessão mundial, e também abriu em queda. O índice Dow Jones registra perda de mais de 2%. A Bovespa também tem um dia negativo, com fortes perdas diante do mau humor global.

G1/Reuters/Terra

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor