Dilma se reúne com Cristina Kirchner na Argentina nesta quarta
A presidenta Dilma Rousseff vai se encontrar nesta quarta-feira, 28, com a líder argentina Cristina Kirchner, na cidade de Los Cardales, para participar da conferência “Argentina e Brasil: integração e desenvolvimento ou o risco da primarização”, promovida pela União Industrial Argentina (UIA).
O objetivo da conferência é debater a integração econômica brasileira e argentina, já que, juntas, as duas nações correspondem a 70% do Produto Interno Bruto (PIB) da América do Sul e por 60 % da população. Além disso, segundo o Itamaraty, a conferência pretende falar sobre os “desafios da inserção internacional no mundo contemporâneo”.
Aproveitando a viagem, Dilma deve almoçar com Kirchner para discutir a integração econômica entre os dois países.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil é o maior parceiro comercial da Argentina. Prova disso é o intercâmbio comercial entre os vizinhos, que subiu de US$ 12,9 bilhões em 2004 para US$ 39,6 bilhões em 2011.
Para reforçar os acordos comerciais entre os países da América do Sul, Dilma teria um encontro com os líderes da região em Lima no final desta semana, na 6ª Reunião Ordinária do Conselho de Chefes de Estado e de Governo da Unasul. Mas na ocasião o Brasil será representado pelo vice Michel Temer, pois, segundo a assessoria de imprensa do Planalto, Dilma deve permanecer no Brasil para cumprir agenda interna.
Além disso, até sexta-feira, dia 30, Dilma precisa decidir sobre o projeto de redivisão dos royalties do petróleo e os Chefes de Estado da região devem estar na próxima semana em Brasília durante a cúpula do Mercosul.
A presidenta também estaria preparando diversas solenidades para a semana que vem, segundo a assessoria. A previsão é de que seja anunciado na próxima quinta-feira, 6, o plano de concessões de portos e aeroportos, segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística lançado pelo governo em agosto.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.