Dilma anuncia nova prorrogação do IPI reduzido
A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira, 24, que o governo vai prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis até 31 de dezembro. O benefício deveria acabar no final deste mês.
A informação já era esperada pelos empresários do setor e foi transmitida durante discurso na cerimônia de abertura da 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo.
Dilma demonstrou ter gostado de ver a capacidade tecnológica das 49 marcas e dos 500 modelos de veículos em exposição no salão e, por mais de uma vez, defendeu a necessidade de o Brasil qualificar melhor sua mão de obra para tornar-se referência no mercado internacional.
A presidenta disse ainda que a melhoria da mão de obra reduz, simultaneamente, a dependência por alta tecnologia estrangeira. “Não acho que o Brasil deva abrir mão de produzir aqui o que pode produzir aqui”, disse.
Dilma destacou a importância do Programa Inovar-Auto, lançado no início do mês. Ela acentuou ainda ser factível o avanço da participação brasileira no ranking mundial do setor, “porque o país tem três qualidades para ampliar a competitividade: preço, prazo e qualidade”.
Além disso, a presidenta atribuiu o bom momento vivido pela indústria automobilística à ascensão da nova classe média.
Em Brasília, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a prorrogação do benefício fiscal tem como objetivo segurar os preços dos automóveis até o fim de ano e, com isso, também estimular os investimentos dos fabricantes de automóveis.
De acordo com Mantega, essa será, provavelmente, a última prorrogação do IPI baixo para automóveis porque a partir do início de 2013 começa a vigorar o novo regime automotivo, em que o IPI será cobrado com mesmas alíquotas antigas. Para ter desconto no imposto, as montadoras terão de realizar investimentos em tecnologia, inovação e em economia de combustível.
Com informações da Agência Brasil e portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.