Dia dos Pais deve movimentar R$ 4,2 bilhões em todo o Brasil
Considerada como uma das datas mais aguardadas do comércio, o Dia dos Pais deve movimentar R$ 4,2 bilhões em vendas no varejo brasileiro este ano, o equivalente a 5,6% de todo o faturamento esperado para o mês de agosto. A estimativa é de um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmado, o resultado corresponde a uma retração de 9,4% em relação ao ano passado.
Segundo a entidade, com taxas de juros ao consumidor batendo nove recordes nos últimos 12 meses, os segmentos mais dependentes das condições de crédito, como eletrodomésticos e produtos de informática, deverão se destacar negativamente.
A inflação dos preços é outro fator que deverá ditar o comportamento das vendas. Bens duráveis como microcomputadores, máquinas fotográficas e televisores deverão ser preteridos também em razão dos aumentos nos últimos 12 meses (22,7%, 20,7% e 16,7%, respectivamente).
Enquanto isso, itens como sapatos masculinos (3,5%), tênis (3,0%) e CDs e DVDs (0,1%), além de pesarem menos nos bolsos dos filhos, registraram variações de preços menores no mesmo período.
A expectativa da CNC é de que mais da metade das vendas do Dia dos Pais venham dos segmentos de hiper e supermercados (36,3%) e vestuário e calçados (19,7%). Artigos de uso pessoal e doméstico ocupam o terceiro lugar, com 13,2%, seguidos de produtos de farmácias e perfumarias, com 10,1%.
Emprego temporário no período de Dia dos Pais
A oferta de 24,2 mil vagas temporárias em todo o varejo, esperada pela CNC, é 3,7% inferior ao número de admissões do mesmo período do ano passado e o menor desde o Dia dos Pais de 2012, quando foram abertas 23,9 mil vagas.
De cada três vagas criadas, duas deverão ocorrer nos segmentos de hiper e supermercados (10,8 mil postos) e de vestuário e acessórios (5,1 mil). O salário médio de admissão desses trabalhadores deverá ser de aproximadamente R$ 1.198.
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