Desemprego registra alta em janeiro, o maior nível desde 2013
Nível de 5,3% em janeiro é o maior índice de desemprego desde setembro de 2003, quando o percentual registrado foi de 5,4%. Analistas já esperavam alta para este ano.

O desemprego teve alta em janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O nível de 5,3% é 0,5% maior que o mesmo período de 2014 e 1% mais alto que em dezembro. É o percentual mais alto desde setembro de 2013, quando atingiu 5,4%. Os dados da pesquisa foram divulgados nesta quinta-feira, 26.

A maior queda registrada foi no setor privado, em que o número de trabalhadores com carteira assinada caiu 2,1% em relação a dezembro. Nas regiões pesquisadas, a maioria registrou alta no índice.

Apesar da elevação do número de inativos, a média dos salários subiu e atingiu R$ 2.168,80 no primeiro mês de 2015. O rendimento real médio dos trabalhadores também teve alta, chegando a ficar 0,4% acima do valor de dezembro.

Os profissionais de educação, saúde e administração foram os mais beneficiados na alta dos salários, com um aumento médio de 2,2%. Já na área de rendimento e na área de serviços, a remuneração caiu 1,2% e 2,4%, respectivamente.

A expectativa de analistas para o desemprego deste ano era de alta, deixando o indicador por volta dos 5% ao longo de 2015.

Segundo o IBGE, a média de 2014 foi estimada em 4,8%, menor nível registrado desde o início desta série histórica de pesquisas (em 2003, quando o nível era de 12,4%).

Com informações da Folha de São Paulo e da Agência Brasil.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda