Desemprego cai no último trimestre e taxa média de 2014 fecha em 6,8%
Com 6,5% de desemprego no último trimestre do ano passado, taxa anual de desocupação recuou e ficou abaixo dos 7%. Região com o maior número de desempregados é o Nordeste.

O desemprego do último trimestre de 2014 caiu para 6,5% e, apesar da taxa ser 0,3% maior que o fim de 2013, a média anual do indicador registrou queda e a média de desocupação do ano passado fechou em 6,8%. É um bom resultado comparado aos anos anteriores, que ficaram acima dos 7%.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que agora é contínua e substituirá a sua versão antiga anual e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME). O estudo foi divulgado nesta terça-feira, 10.

O IBGE ainda divulgou a divisão por gêneros, escolaridade e faixa etária. Nos últimos meses de 2014, o índice de desempregados homens foi de 5,6%, enquanto as mulheres somaram 7,7% de desocupação. Jovens de 18 a 24 anos são 14,1% dos inativos. Nas faixas de 25 a 39 e de 40 a 59 a taxa é de 6,3% e 3,3%, respectivamente.

O número de quem tem ensino médio completo equivale a 11,6% de desocupação. Quem concluiu o ensino superior soma 3,4%, metade daqueles que ainda estão na faculdade ou em cursos técnicos, que representam 6,8%.

Na divisão por regiões, o maior número de desempregados ainda se concentra no Norte (7,1%) e Nordeste (8,8%) enquanto as regiões Sul (4,1%), Sudeste (6,8%) e Centro-Oeste (5,5%) registraram um índice menor de desocupação.

As informações são da Folha de São Paulo e do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda