Estão abertas as inscrições para o jogo que transforma estudantes em verdadeiros empreendedores

Transformar universitários em jovens empreendedores é o principal objetivo do Desafio Sebrae 2009, que está com as inscrições abertas até o dia 13 de maio. O tema desta edição será a administração virtual
de uma indústria de brinquedos artesanais. O jogo que este ano completa 10 anos, é considerado o maior business game do mundo, e para comemorar a sua primeira década, a equipe do Sebrae/SC busca atingir a
meta de 3.200 inscrições, somente no estado catarinense.

Para realizá-las, os jogadores devem se reunir em grupos de três a cinco integrantes, todos devidamente matriculados no ensino superior em qualquer área de graduação, presenciais e à distância, incluindo
também os cursos sequenciais e tecnólogos, não necessariamente no mesmo curso ou fase, e inscrever sua equipe diretamente no site: www.desafio.sebrae.com.br.

Logo após a inscrição, as equipes baixam o jogo pela internet (procedimento adotado a partir deste ano, até então era enviado em CD) e montam a sua empresa, escolhendo o nome, a localização, contratam
funcionários e começam a administrá-la da melhor maneira possível.

“Os alunos passam por situações corriqueiras na vida de um empresário buscando sempre a melhor alternativa para a empresa”, explica Paulo Teixeira, coordenador do Desafio Sebrae em Santa Catarina.

Em seguida, a coordenação do jogo, executada pela Coppe/UFRJ, começa a enviar os problemas para as equipes. Os integrantes das equipes se reúnem, discutem o problema e elaboram uma solução, que é
enviada de volta à coordenação. Para cada problema há uma espécie de gabarito, que são as decisões empresariais esperadas pelos coordenadores que formularam os problemas. Quanto mais às decisões das equipes se aproximarem do gabarito, mais pontos a empresa receberá.

O Desafio Sebrae possibilita que os participantes gerenciem pequenos e médios negócios a partir do software, ampliando seus conhecimentos e vivenciando o espírito da administração de uma empresa, colocando em prática todas as informações adquiridas nas salas de aulas.

Etapas classificatórias

O desafio é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que as equipes jogam via internet e competem em seu próprio Estado, divididas em chaves. As duas últimas fases, a semifinal nacional e a final nacional serão realizadas em Brasília, em comemoração aos 10 Anos do Desafio Sebrae. Os prêmios para os vencedores estaduais são cursos no Sebrae e a viagem a Brasília. Em Brasília onde ocorrerá também a etapa semi final nacional sairão as 8 melhores equipes do Brasil, que disputarão a final nacional, também em Brasília. Todos os participantes dessas 8 equipes já receberão como premiação um notebook. Já a equipe campeã nacional ganha uma viagem de 10 dias para conhecer centros empreendedores na Europa.

Santa Catarina na final de 2008

O histórico do Desafio Sebrae é vitorioso. Em 2000, ano em que o jogo foi criado, foram apenas mil inscritos em todo Brasil. Nos anos posteriores esse número cresceu e chegou a 94 mil participantes em 2008, ano em que a equipe catarinense Kirchhoff foi uma das oito finalistas. Para chegar a final, equipe formada por André Kurowski Soares, da UFSC, Alan Leon Felippi, da UDESC, e os alunos da Univali, Bruno Kurowski Soares, Márcio Augusto Ferreira e Vinicius Salviato de Toledo, superou 700 equipes.

Novidades em 2009

O Desafio Sebrae 2009 vem com uma série de novidades. A começar pelo ambiente virtual com imagens realistas e do ponto de vista do jogador. Para administrar a fábrica de brinquedos artesanais, os participantes vão dispor de sete áreas: Recepção, Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Produção, Recursos Humanos, Design, Sala de Reunião da Diretoria e Oficina.

Todos os ambientes foram criados de forma a dar a sensação de mergulhar no universo lúdico, a mesma dos jogos sofisticados em que o jogador atua sem distanciamento. Mesas personalizadas de acordo com o
perfil do profissional, brinquedos espalhados pelas mesas, blocos de anotação, plantas e outros detalhes reforçam essa impressão. “O ambiente é realista e instigante. Dá ao jogador a oportunidade de
trabalhar muito próximo da realidade”, avalia Paulo Teixeira.

Professores que incentivam

Este ano, o Sebrae irá homenagear o professor que mais incentivar os alunos a participarem do Desafio. Aquele que tiver o seu nome citado mais vezes, durante as inscrições, irá acompanhar a cerimônia
de encerramento do jogo em Brasília, no mês de novembro. “O professor é, sem dúvida, o maior incentivador para que os alunos participem do jogo”, explica o coordenador do Desafio Sebrae em Santa Catarina.

Serviço:

O que: Inscrições abertas para o Desafio Sebrae 2009
Período: de 24 de março à 13 de maio
Valor da inscrição: R$ 30,00 por equipe
Onde fazer: www.desafio.sebrae.com.br

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor