A produção industrial brasileira caiu 0,2% em novembro na comparação com o mês anterior, interrompendo uma sequência de dez meses de alta. Em relação a novembro de 2008, no entanto, houve alta de 5,1%, revertendo os resultados negativos observados durante 12 meses consecutivos nesse tipo de comparação.

Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física, divulgada nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano, o documento revela que a produção da indústria acumula queda de 9,3%, menos intensa do que a verificada até outubro (–10,7%). A taxa acumulada em 12 meses também teve redução no ritmo de queda, passando de –10,6% para –9,7% de outubro para novembro.

O levantamento aponta ainda que o IBGE revisou para cima o dado de outubro, ajustando uma alta inicialmente divulgada de 2,2% ante o resultado de setembro para uma expansão de 2,3%.

A diminuição na produção de outubro para novembro foi observada em 15 dos 27 ramos pesquisados. A perda mais intensa ocorreu em veículos automotores (–2,2%), setor que acumulou expansão de 107,6% nos dez primeiros meses de 2009. Também exerceram pressão negativa outros equipamentos de transportes (–7,2%); edição e impressão (–2,3%); e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (–2,9%).

Em movimento inverso, tiveram aumento na produção na passagem de um mês para outro os segmentos de máquinas e equipamentos (3,9%); refino de petróleo e produção de álcool (3,5%); e minerais não metálicos (3,5%).

Já em relação ao comportamento observado em novembro de 2008, a pesquisa revela que 20 dos 27 segmentos registraram expansão. O destaque foi o setor de veículos automotores, que nessa comparação teve aumento de 22,9%, seguido por outros produtos químicos (7,9%); e máquinas e equipamentos (4,8%).

Agência Brasil / Thais Leitão
Edição: Juliana Andrade

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda