Em outubro, demanda e ocupação cresceram, mas oferta de assentos diminuiu em relação ao mesmo mês de 2011.

A demanda doméstica do transporte aéreo de passageiros cresceu 6,69% em outubro de 2012 quando comparada com o mesmo mês de 2011. É o maior nível para o mês desde o início da série histórica da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), em 2000. De janeiro a outubro, a demanda apresentou alta de 7,24% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Agência reguladora, apesar da demanda em alta, a oferta diminuiu 2,13%, após oito anos consecutivos de crescimento em outubro. Embora o registro seja de queda na oferta, com relação ao mesmo período do ano passado, o resultado acumulado deste ano mostrou avanço de 4,41% ante o mesmo período de 2011. Para as próximas análises, este número pode ficar reduzido por conta da incorporação da Webjet pela Gol, que inutilizou várias aeronaves e demitiu 850 funcionários da Webjet.

A Gol, no entanto, afirma que não haverá queda na oferta. Segundo a companhia, as aeronaves da Webjet eram muito antigas e consumiam mais combustível. Além disso, a Gol teria capacidade ociosa e, por isso, afirma a diretoria da empresa, conseguirá acomodar os passageiros da Webjet sem problemas. As recentes medidas da Gol visam o corte de custos e recuperação dos resultados positivos, depois dos prejuízos registrados neste ano.

Com a oferta menor, a taxa de ocupação dos voos domésticos de passageiros aumentou 9,01% no período. No acumulado de janeiro a outubro de 2012, a taxa de ocupação cresceu 2,41%, passando de 70,47% em 2011 para 72,17% em 2012. Desde o início da série histórica, em 2000, este também é o melhor número sobre a taxa de ocupação.

A TAM e a Gol lideraram o mercado doméstico em outubro de 2012 com participação de 41,11% e de 33,92%, respectivamente. A TAM aumentou a participação de mercado em 3,75% em relação ao mesmo mês do ano passado, saindo de 39,62% para 41,11%. Já a Gol teve participação de mercado reduzida em 8,44%, caindo de 37,05% para 33,92% no mesmo período. A participação das demais empresas no mercado doméstico apresentou crescimento de 7,04% ante os números de 2011.

Entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1%, a Avianca registrou o maior crescimento em outubro de 2012, quando comparada com o mesmo mês de 2011, com um crescimento de 59,17%.

Os dados comparativos são elaborados com base nas operações regulares e não regulares de empresas brasileiras concessionárias dos serviços de transporte aéreo público de passageiros.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda