Custos da indústria ficam estáveis no terceiro trimestre
Os custos da indústria ficaram estáveis no terceiro trimestre do ano. O Indicador de Custos Industriais, apurado pela Confederação Nacional da Indústria, aumentou 0,3% em relação ao segundo trimestre, descontados os efeitos sazonais. No mesmo período, os preços dos produtos industriais subiram 0,5%. Com a pequena diferença entre os preços e os custos, a lucratividade das empresas ficou estável.
De acordo com a entidade, a estabilidade dos custos é resultado da redução dos gastos das indústrias com energia e bens intermediários (insumos industriais usados na produção) e com o capital de giro. As quedas registradas nesses indicadores compensaram o aumento de 2% nos custos com pessoal e de 1,6% no custo tributário, registrados no terceiro trimestre em relação ao período imediatamente anterior, na série dessazonalizada.
O índice de custo com pessoal cresceu 8,8% frente ao mesmo trimestre de 2015 e ficou acima do crescimento de 8,48% registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período. De acordo com o estudo, isso indica indexação dos salários na indústria. Além disso, o índice de custo tributário subiu 1,6% no terceiro trimestre frente ao segundo trimestre, na série com ajuste sazonal.
Conforme o estudo, o indicador de custo com capital de giro caiu 2,8% na comparação com o segundo trimestre, na série dessazonalizada. Foi a segunda queda do indicador. A CNI observa que o custo com capital de giro apresentava tendência de queda, mesmo antes da redução dos juros básicos da economia.
O índice de custo com energia caiu 1,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo, na série com ajuste sazonal, resultado da queda de 1,2% no custo com energia elétrica e de 0,7% no custo com óleo combustível. No mesmo período, o índice de custo com bens intermediários – nacionais e importados – teve queda de 0,4%. Os custos com bens intermediários importados recuaram 8,3%, enquanto que os dos domésticos subiram 1,0%. Foi a oitava alta consecutiva dos insumos industriais nacionais.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.