Cuba vai cortar meio milhão de empregos até o 1º trimestre do ano que vem
O plano do governo cubano é eliminar mais de meio milhão de empregos até o primeiro trimestre de 2011, numa tentativa de elevar a produtividade e tornar sua economia mais eficiente. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13) pelo sindicato único de trabalhadores, em uma das mudanças de rumo mais importantes decidida pelo governo em décadas.
Em abril, o presidente cubano, Raúl Castro, já havia anunciado um plano que prevê a demissão de mais de 1 milhão de funcionários públicos até 2015, como parte de suas reformas moderadas para melhorar a produtividade do trabalho e elevar a qualidade dos serviços.
“Dentro do processo de modernização do modelo econômico e das previsões da economia para o período de 2011-2015, está prevista a redução de mais de 500 mil trabalhadores do setor estatal”, disse a Central de Trabalhadores de Cuba.
O Estado é quem mais emprega em Cuba, e a decisão de eliminar 20% de sua força de trabalho deixa muitos trabalhadores na incerteza em relação a seu futuro.
O governo garantiu que ninguém ficará desamparado e promete recolocar os funcionários excedentes em outros setores que historicamente são deficitários de mão-de-obra no país, como a agricultura, a construção, a educação e a polícia, entre outros.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.